7 de jul de 2011

Review: Mario Bros.



Mario Bros., foi o 3° jogo com a presença do famoso Mario Bros., o primeiro com o seu próprio nome e a primeira aparição do seu irmão mais novo, Luigi. O jogo, produzido pela Nintendo, foi lançado em 1983 para Arcade e mais tarde para consoles domésticos como Atari 2600 e NES/Famicom.

Plataforma original: Arcade
Gênero: Plataforma/Ação
Ano: 1983
Produtora: Nintendo




HISTÓRIA
Sem nenhuma princesa em perigo Mario chama seu irmão Luigi e agora são encanadores. De repente os esgotos de toda Nova York se enchem de algumas pragas. Para resolver tal problema os irmãos Mario são chamados, simples assim.

O JOGO
A primeira vez que joguei Mario Bros. foi no Super Nintendo, no cartucho Super Mario All Stars, no jogo Super Mario Bros. 3, no modo "Battle Game" que é a versão "versus" de Mario Bros. Devido isso, quando pequeno sempre achei que o jogo era apenas um modo 'versus' de SMB3.

Após algum, descobri que o jogo era original de Arcade, só que para minha tristesa nunca encontrei um, também poderá o jogo é mais velho que eu. Para meu consolo, encontrei a versão de Nintendo/Famicom e Atari 2600.




O objetivo do jogo é derrotar todos inimigos, bem diferente dos futuros jogos da série Mario Bros. Para acabar com inimigos de cada fase o jogador deve bater por baixo das plataformas enquanto eles passam por cima para deixa-los inconsciente e depois chuta-los para o infinito... e além.

Cada fase tem 4 canos, dois em cima e dois em baixo. Os de cima são por onde as pragas saem e os de baixo por onde entram, caso não sejam abatidas antes. Além dos canos, cada fase tem plataformas imóveis, por onde os tretosos e o jogador podem se movimentar. A mecânica do jogo é bem simples: correr e pular.

No centro de todas as fases existe um POW, um quadrado que quando o jogador da uma bate todos as pragas ficam inconsciente para que o jogador possa chuta-los. O jogador pode bater até 3 vezes no POW por fase.

Existem 4 pragas:
- Shellcreeper: um tipo de tartaruga que dizem ser a origem dos Koopas Troopas. São bem fracos, sem nenhuma habilidade além de andar.
- Fighter Fly: um tipo de mosca que fica saltando, sendo impossível abate-la enquanto estiver no ar.
- Sidesteppers: uma espécie de caranguejo, um bicho bem chato e resistente. São necessárias duas batidas para deixa-lo inconsciente.
- Slipice: parece uma pedra de gelo que tem a habilidade de derreter e congelar a plataforma em que está, tornando mais difícil para o jogador para controlar os personagens.

CURIOSIDADES
- Foi só a partir desse jogo que Mario passou a ser um encanador.
- Mario Bros. foi relançado mais de 20 vezes.
- Mario Clash, um remake de Mario Bros, foi lançado para Virtual Boy e foi o primeiro jogo realmente em 3 dimensões de Mario.

2 comentários:

  1. Bela análise cara, parabéns.
    Nunca me interessei muito por este jogo, porém começarei a jogá-lo!

    ResponderExcluir
  2. esse é o tipo de coisa que me motiva com blog de game xD

    ResponderExcluir