8 de jun de 2011

XavixPORT



Em 1995 a Nintendo já havia tido a experiência com sensores de movimento sem fio com o Laserbirdie, um simulador de jogo de golfe para o Super Nintendo. Apesar da Nintendo se gabar de ser a primeira a realmente bota a tecnologia de detecção de movimento em um jogo de forma descente, o Wii não pode se colocar na mesma posição quanto a um console. Tal mérito pertence ao Xavix PORT da SSD Company Limited, lançado em 2004 nos EUA e Japão.



O XaviX PORT utiliza cartuchos e cada cartucho vem com um controle wireless, que requer pilhas "AA", para ser utilizado especificamente com aquele jogo como uma raquete de  tênis, uma bola de boliche e etc. Até agora foram lançados apenas 10 jogos todo de esportes ou fitness, ou seja, nada de ficar com a bunda no sofá.

O que faz XaviX PORT inovador em temos atuais é o fato de ser um console de multi processadores que não estão instalados no interior do próprio sistema. Os multi processadores podem ser encontrados em cada cartucho de jogo. Conceito, esse que não tem sido visto desde a década de 70, com o Pong, por exemplo. Isso faz com que XaviX PORT uma máquina facilmente atualizável. Tanto que alguns jogos que rodam a 16 bits e já existem planos para jogos rodarem em 32 bits, ou seja, upgrade no sistema sem ter que comprar um videogame novo.




A geringosa está a venda na internet ou em lojas do Japão/EUA ao preço de 79,99 dólares e cada cartucho de jogo por 49,99 dólares.

CURIOSIDADES
- A SSD Company Limited foi fundada em 1995 por 9 engenheiros, no qual 8 deles ajudou no desenvolvimento do Nintendo/Famicom.
- Jackie Chan além de ser o garoto propaganda do XaviXPORT, também fez parceria com a empresa para lançar títulos com o seu nome. Dois jogos já estão em produção.

DADOS TÉCNICOS
Tipo de processador: 8-bit de CPU (6502)
Velocidade de processamento: 21 MHz
RAM de video: 1 KB de alta velocidade
Áudio: Stereo 16 bits 44 KMz
Resolução da tela: 640x480
Formato da mídia: Cartucho
Outras portas: 1 porta USB tipo A
Paleta de Cores: 16.7M


Propaganda Russa do console

Nenhum comentário:

Postar um comentário