18 de jun de 2011

Game Gear


Chamado durante a fase de desenvolvimento de "Projeto Mercúrio", o Game Gear foi lançado em em 1990 no Japão para rivalizar com Game Boy, da Nintendo. Foi o primeiro portátil da Sega  e somente deu as caras em terras tupiniquins no ano seguinte graças a TecToy.

Apelidado de Master System Portátil devido a sua semelhança técnica com o Master System, porém com uma paleta de cores de 4096, quer era maior. Logo que Game Gear saiu, foi lançado um adaptador chamado Master Gear que servia para utilizar os cartuchos de Master System no portátil, isso ajudou bastante a alavanca as vendas.




O Game Gear tinha uma grande diversidade de acessório, e alguns ganharam um certo destaque como o TV Turner. Esse adaptador transformava o Game Gear em uma TV portátil,  no entanto devido um certo desentendimento entre Sega e o fabricante, os Game Gears americanos vinham com uma trava para evitar que o pequeno trambolho funcionasse no portátil.

Apesar de vários acessórios, uma especificação técnica muito avançada, cerca de 300 títulos em seu acervo, o Game Gear possuía um certo probleminha chamado pilhas. Isso mesmo, pilhas. O bendito consumia 6 pilhas AA, EU DISSE 6 PILHAS!!! E isso durava só algumas horas...ALGUMAS HORAS devido a sua iluminação interna (semelhante a que vemos hoje no Game Boy Advance SP) e para completar o concorrente já estava no mercado fazia um ano, ou seja, curtindo o sucesso. Em resumo a Nintendo levou a melhor com o Game Boy.




ACESSÓRIOS
- Super Wide Gear: um tipo de tela de aumento para a tela.
- Adaptador AC: fonte para ligar direto na energia.
- Master Gear Converter: um adaptador para colocar os cartuchos de Master System no Game Gear.
- TV Tuner: acessório que permite assistir TV no Game Gear, compativel com os sistemas PAl e NTSC e entrada pra ligar o videocassete.
- Gear-to-Gear cable: cabo que permite partidas simultâneas entre 2 portáveis, similar ao Game Cabo Link, do Game Boy.
- Rádio Tuner FM: permite ouvi rádio FM através portátil.
- Bateria Solar: sistema de bateria que se carregava através de luz solar (muito irado).

ESPECIFICAÇÕES
Processador central: Zilog Z80 de 8-bit rodando a 3.6 MHz.
Memória: 8 KB RAM
Resolução: 256 x 192 pixels.
Tela: 3,2 polegadas
Cores: 4096, sendo 32 simultâneas.
Tamanho dos sprites: 8 x 8.
Áudio: 4 Canais Mono




EDIÇÕES ESPECIAIS
- Versão clássica: bem é a versão clássica, não tem muito o que falar.
- GG colection: Game Gear nas cores amarelo, vermelho e azul claro (lançado somente no Japão).
- Game Gear Blue Sports Edition: Versão americana do videogame na cor azul.
- Lion King Pack: versão que vinha na caixa desenhado o Rei Leão da Disney e o jogo Rei Leão.
- Game Gear Coca-Cola Kid: acordo entre a Coca-Cola e a Sega que além do portátil ser todo vermelho-coca-cola e vim escrito Coca-Cola na forma Coca-Cola, vinha também o jogo "Coca-Cola Kid".
- Game Gear Branco: esse vinha com o TV Turner e uma bolsa exclusiva.
- Magic Knight Rayerth Game Gear: Lançado no Japão com a moda do anime, era vermelho e vinha com o símbolo do anime no portátil.
- Kids Gear: última versão lançada do Game Gear. Apresentava um formato um pouco fora do tradicional e vinha um desenho legal no portátil e acompanhava o jogo Virtual Fighter Mini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário