17 de jun de 2011

Contra



Lançado pela Konami em 1987 para arcades, Contra, também conhecido por Gryzor na Europa e Oceania, é um dos jogo de ação e tiro mais populares de todos os tempos. Mais tarde o jogo foi portado para outras plataformas como NES/Famicom, MSX2, Amstrad, MS-DOS e dentre outros.

Plataforma original: Arcade
Gênero: Tiro/Ação
Ano: 1987
Produtora: Konami



HISTÓRIA
A história do jogo se passa num futuro pós-apocaliptico, mais precisamente em 2633 d.C, quando dois humanos, Schwarzenegger Bill Rizer e seu parceiro Rambo Lance Bean, tem a missão de destruir uma base inimiga, chamada de Red Falcon para impedir que eles ataquem o planeta Terra.

O JOGO
Contra é dividido em 8 fases bem motherfucks com miseras 3 vidas e um mero rifle. Além de manda bala nos  carinhas que moram logo ali, o jogador também pode saltar, mover e atira em oito direções diferentes, bem como se mover ou saltar enquanto manda chumbo nos curo dos outros. Mas nem tudo são flores, com apenas um toque ou tiro o personagem morre, fazendo com que o game seja considerado um dos mais difíceis de todos os tempos.

Existe um total de quatro armas que o jogador pode conseguir a partir de cápsulas de arma que aparecem voando (ahh o futuro) ou de caixas. E são elas: uma metralhadora, uma pistola laser, uma arma de fogo e uma arma Spread. Há também dois outros power-ups: um que aumenta a velocidade de disparo e outro que que vai que concede invencibilidade temporária (no Super Mário Bros. chamam isso de estrelinha).



O jogo contava com dois estágios; Além da exibição de estágio padrão no qual o jogador vai andando da esquerda para a direita até chegar no Boss, Contra também tem fases "3D" onde o jogador está no interior da base inimiga e deve alcançar o núcleo da base e destrui-lá, nesse tipo de fase existe um mapa na parte superior da tela que serve de guia.

Contra foi o primeiro jogo com o modo cooperativo de dois jogadores, ou seja, dois jogadores ao mesmo tempo jogando, tornado um clássico.

CURIOSIDADES
- Todos os power-ups na versão arcade são representados por ícones em forma de águia, com exceção dos "Machine Gun" e "Laser Gun".
- Nas capas do jogo para Commodoro 64, Spectrum e Amstrad  faz-se referencia ao filme Predador e Rambo em que Bill e Lance estão na mesma pose de  Arnold Schwarzenegge e Sylvester Stalloneno, respectivamente.
- Uma versão de Contra do NES foi lançada como Probotector onde os personagens humanos são trocados por roboticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário